ILSI em Foco – julho 2021

Prêmio ILSI Brasil

O Prêmio ILSI Brasil 2020 teve protagonismo feminino em todas as colocações e ganhou destaque na mídia nacional. A engenheira de alimentos Raquel Rainier foi a vencedora da primeira edição, enquanto as nutricionistas Bruna Morais Faleiros de Paula e Annayara Ferreira ocuparam o segundo e o terceiro posto na premiação, cuja pretensão é identificar e laurear trabalhos de pesquisa que demonstrem a importância do avanço científico na área de alimentos para o desenvolvimento da sociedade.

Veja mais

Agroquímicos

Força Tarefa Agroquímicos realizou o webinar “Avaliação do Risco de Praguicidas para Polinizadores”, que reuniu especialistas para uma rodada de palestras e debates sobre o tema, sob a coordenação científica da Dra. Elizabeth Nascimento (FCF USP) e a moderação de Dr. Osmar Malaspina (Unesp Rio Claro).

Veja mais

Nutrientes e Suplementos Alimentares

Realizado pela Força Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares, o curso “Suplementos Alimentares: Quando é necessário suplementar?” aconteceu em três encontros no mês de junho e reuniu especialistas do tema para abordar os aspectos básicos sobre suplementos alimentares, a utilização na prática clínica em diferentes contextos de saúde e faixa etária, e ainda sua regulamentação.

Veja mais

Artigo
Prevenir ou remediar: será que estamos fazendo a escolha certa sobre a nossa alimentação?

É sabido pelo grande público a importância de uma alimentação com valor nutricional equilibrado, composta pelo consumo de frutas, verduras e grãos integrais para a manutenção de uma vida saudável. Mas, apesar do conhecimento a respeito do tema e do espaço que ele ocupa em diversas mídias, os hábitos alimentares da população vêm piorando nos últimos anos.
Conforme a Doutora em ciências pela USP, Andrea Bonvini, relata neste artigo, a pandemia agravou ainda mais o comportamento alimentar das pessoas, somando-se a isso a prevalência do sedentarismo no período. Em contrapartida, aumentaram as buscas on-line por assuntos relacionados à alimentação saudável, o que sugere, segundo a autora, uma prática perigosa: a automedicação e a auto-suplementação

Veja mais

Entrevista
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Em nenhum outro tempo histórico a ciência e a pesquisa estiveram tão em evidência para o público comum. A pandemia despertou o interesse da sociedade para este universo ao mesmo tempo em que canais de comunicação foram criados para facilitar a compreensão da população a respeito da Covid-19, entre outros assuntos vinculados à pauta. Mais um motivo para lembrarmos a todos sobre o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, celebrado em 08 de julho, e comemorarmos a data entrevistando o Professor Doutor pela USP e membro do Conselho Científico e de Administração do ILSI Brasil, João Paulo Fabi, acerca dos novos paradigmas para a ciência e a pesquisa a partir da pandemia do novo coronavírus.

Veja mais

 

ILSI Brasil na mídia:

Superinteressante: Raquel Rainier criou sensores que detectam Salmonella em alimentos.

Correio Braziliense: Pesquisadora brasileira é premiada por estudo sobre segurança alimentar

Revista Suplementação: O que é necessário para manter a boa imunidade?