A FT Estilos de Vida Saudáveis e Sustentáveis esteve ativa até Dez/2021.
Qualidade de vida, saúde e bem estar através de melhores práticas nutricionais, incremento da atividade física e outras ações.
Histórico e Justificativa
A Força-Tarefa se instituiu em 2002, com o nome de “Atividade Física e Controle de Peso” e, desde então, faz parte do Comitê de Nutrição. No final de 2006 foi rebatizada como FT Estilos de Vida Saudáveis, tendo em vista a possibilidade de ser ainda mais abrangente na sua missão de contribuir para a promoção da saúde da população, aliada ao processo de desenvolvimento científico. A partir de 2021, o nome da FT passa a incluir o termo “Sustentáveis”.
Nutrição, atividade física e outros fatores relacionados ao estilo de vida são determinantes para a saúde e qualidade de vida das pessoas. A obesidade já se tornou uma epidemia global e é hoje um dos principais problemas de saúde pública em inúmeros países. O ILSI Internacional tem apoiado diversos programas e pesquisas relacionadas ao tema. No Brasil, a obesidade tem sido foco de atenção, pois os índices têm aumentado, atingindo todas as classes sociais e é, reconhecidamente, um fator de risco para doenças cardiovasculares e outras doenças crônico-degenerativas.
A atividade física, bem conduzida, é fator fundamental para prevenção da obesidade e essencial para uma boa qualidade de vida. A cada dia, um número maior de pessoas tem se dedicado à prática de atividades esportivas e se preocupado com o tema.
Nesse contexto, a FT de Estilos de Vida Saudáveis traz ainda à tona o importante papel da Comunicação em Saúde. Com as mídias sociais e o seu alto alcance, é cada vez mais importante a comunicação efetiva de temas relacionados a Nutrição, Atividade Física e estilo de vida saudável. A proposta é que a informação clara, objetiva e com aval científico seja base para construção de políticas publicas e regulamentações e atinja o maior número de pessoas. Este também é um dos principais desafios da FT.
Objetivos
- Estimular hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e a prática de atividade física.
- Levar conhecimento científico atual e de boa qualidade a profissionais da área de saúde.
- Promover discussões entre Governo, Indústria e Academia sobre a temática da FT a fim de estabelecer consensos e a melhor forma de conduzir as ações nesta área.
- Incentivar desenvolvimento científico como pesquisas, diagnósticos e programas de intervenção.
Projetos recentes:
- Videoaulas sobre Alimentos Processados
- Estudo Latino-americano Latin American Study of Nutrition and Health (ELANS)
- Estudo Brasileiro sobre Nutrição e Saúde (EBANS)