Estudo Latino-Americano de Nutrição e Saúde (ELANS)

Um projeto apoiado pela FT Estilos de Vida Saudáveis (FT EVS)

Área: Nutrição e saúde

Pesquisadores: No Brasil, o pesquisador responsável é o Dr. Mauro Fisberg (Instituto Pensi e coordenador da FT EVS do ILSI Brasil)

Resumo: A obesidade está crescendo a um ritmo alarmante na América Latina. Comportamentos e estilo de vida, como atividade física e hábitos alimentares, têm sido amplamente associados à obesidade em muitos países; no entanto, faltam estudos que combinem avaliação nutricional e de atividade física em amostras representativas de países latino-americanos.

Trata-se de um estudo transversal multicêntrico de nutrição e vigilância à saúde de uma amostra nacionalmente representativa de populações urbanas de oito países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e Venezuela). O estudo visa:

  1. Fornecer dados atualizados e confiáveis ​​sobre consumo alimentar, atividade física e sua associação com o perfil antropométrico entre populações urbanas representativas de oito países da América Latina;
  2. Medir variação no excesso de peso, ingestão alimentar e atividade física por região, formação cultural, status socioeconômico, idade e sexo;
  3. Adicionar novas evidências científicas para descrever a interação entre consumo de energia, gasto de energia e medidas antropométricas. Nossa hipótese abrangente é que as relações entre os perfis de dieta e atividade física serão diferentes nos países e nos diferentes ambientes ambientais.

Um protocolo de estudo padrão foi projetado para avaliar a ingestão nutricional, os níveis de atividade física e as medidas antropométricas de mais de 9000 participantes inscritos. O estudo foi baseado em um desenho amostral complexo e de vários estágios, e a amostra foi estratificada por sexo, idade (15 a 65 anos) e nível socioeconômico. Um estudo piloto em pequena escala foi realizado em cada país para testar os procedimentos e ferramentas.

Este estudo fornece informações valiosas e um conjunto de dados exclusivo sobre a América Latina que permitirá comparações entre países de estados nutricionais que se concentram na ingestão de energia e macro e micronutrientes, padrões alimentares e gasto de energia.

Página oficial do Estudo

Artigos publicados