Funcionais

A FT Alimentos Funcionais esteve ativa até Dez/2021.

 

Compostos bioativos e alimentos e ingredientes com propriedades funcionais e/ou de saúde.

Histórico e Justificativa

O avanço dos conhecimentos mostrando a relação entre a alimentação e a saúde/doença, os custos da saúde pública e o interesse da indústria em suprir o aumento da demanda dos consumidores por alimentos cada vez mais saudáveis, tem gerado novos produtos cujas funções pretendem ir além do conhecido papel nutricional e sensorial dos alimentos. Pesquisas têm sido realizadas visando estabelecer bases científicas para a comprovação das alegações das propriedades funcionais e/ou de saúde dos alimentos e ingredientes.

A FT Funcionais foi criada em 1999, quando, juntamente com o Ministério da Saúde, promoveu o I Seminário Internacional sobre Alimentos Funcionais, em São Paulo, SP.

A FT de funcionais integra o comitê de nutrição do ILSI Brasil.

Objetivos

  • Promover o melhor entendimento de assuntos relacionados aos compostos bioativos e às alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde.
  • Colaborar com os órgãos governamentais, levando informação científica que sirva de base para a elaboração/ revisão de regulamentação de compostos bioativos e alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde.
  • Levar conhecimento científico atual e de boa qualidade a profissionais da área de alimentação e nutrição
  • Estimular a pesquisa e identificar pesquisadores na área.

 

Projetos: