A FT Nutrientes e Suplementos Alimentares esteve ativa até Dez/2021.
Nutrientes e Suplementos Alimentares
Histórico e Justificativa
A Força-Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares, iniciou suas atividades em 2001, como FT “Adição de Nutrientes” e, posteriormente, em 2004, recebeu o nome de FT “Alimentos Fortificados e Suplementos”. Com o intuito de adequar o nome da Força Tarefa aos temas atualmente tratados pelo grupo, em 2020, essa FT passa a se chamar “Nutrientes e Suplementos Alimentares” e faz parte do Comitê de Nutrição.
A discussão cientifica do papel dos nutrientes e/ou o consumo inadequado desses, é crucial do ponto de vista de Saúde Pública. Sabe-se que em muitas nações de renda média/baixa, incluindo o Brasil, a ingestão diária de níveis adequados de nutrientes está muito distante de ser alcançada, impactando milhões de pessoas e tem consequências sociais e econômicas.
Os Suplementos Alimentares, segundo definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são produtos destinados a pessoas saudáveis, que tem a finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento alimentação.
Neste cenário, a FT de Nutrientes e Suplementos Alimentares, tem por objetivo geral discutir o papel dos nutrientes na saúde, levando-se em consideração as necessidades especificas das diferentes fases da vida, e a maneira como tais podem ser consumidos, seja através de alimentos fortificados ou suplementos alimentares.
Objetivos:
- Estimular a discussão sobre o papel e a importância de nutrientes e componentes alimentares nas diferentes fases da vida.
- Promover discussão cientifica sobre o consumo de alimentos adicionados de nutrientes e suplementos alimentares para atender as necessidades de grupos populacionais específicos, como atletas, idosos, gestantes, lactantes, lactentes e escolares.
- Cooperar com os órgãos governamentais, fornecendo informação científica que sirva de base para elaboração/ revisão de políticas públicas de saúde e regulamentação pertinente.
Projetos recentes:
- Funções plenamente reconhecidas de nutrientes