Share
Save

Food sources of added sugar: Brazilian data (EBANS)


Introdução: As elevadas prevalências de sobrepeso e obesidade continuam a representar um desafio para os sistemas de saúde. Diante disso, programas de intervenção nutricional que têm como base a comunidade são relevantes à saúde pública e precisam ser melhor investigados.

Objetivo: Analisar os fatores associados à não diminuição do índice de massa corporal (IMC) de mulheres adultas e idosas após a participação em um programa de intervenção nutricional.

Métodos: Estudo quase-experimental para avaliação de uma intervenção nutricional individualizada com 2.512 mulheres (2.129 adultas e 383 idosas) atendidas por um ambulatório de nutrição. Foi realizada análise de regressão logística bivariada e múltipla para avaliar os fatores associados à não diminuição do IMC após a intervenção.

Resultados: A maioria das mulheres apresentou redução do peso corporal após a intervenção, sendo a maior proporção entre as idosas. Para as mulheres adultas, possuir assistência médica privada e participar do programa por um período menor ou igual a 30 dias foram fatores associados à não diminuição do IMC. Para as idosas, os fatores associados foram problemas de deglutição e participar do programa por um período menor ou igual a 30 dias.

Leia na íntegra

Conheça o projeto ELANS