ILSI em Foco – setembro/2020

Opinião do Especialista

“Os emulsificantes são aditivos de grande importância na indústria de alimentos. Eles podem ser definidos como substâncias que tornam possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis nos alimentos.” A Dra. Ana Paula Badan Ribeiro (Faculdade de Engenharia de Alimentos/UNICAMP) assina o artigo “Emulsificantes: Conceitos e Aplicações Gerais

Veja mais

Alimentos Funcionais

O webinar “Cannabis: propriedades e implicações do uso como medicamento e em alimentos” discutiu a utilização deste extrato, que tem ganhado destaque pelo potencial de ação em diversas condições, em especial para as doenças neurológicas. As palestras completas já estão disponíveis no canal do ILSI Brasil no YouTube.

Veja mais

Food Safety

Emulsificantes são essenciais para a indústria de alimentos em todo o mundo. No Brasil, ainda que regulamentado, gera divergência de opiniões sobre sua segurança e efeitos na microbiota, sendo, erroneamente, confundidos com detergentes. A Força-Tarefa Food Safety realizou um webinar, coordenado pela Dra. Adriana Arisseto, que apresentou dados sobre o tema e seus principais benefícios para a saúde humana.

Veja mais

Nutrientes e Suplementos

Com a pandemia da Covid-19, diversas atividades físicas foram suspensas para contenção do avanço do vírus, em respeito ao distanciamento social. O real impacto na performance das atividades em pausa é alvo de estudiosos da área, que visam alternativas e estratégias nutricionais para amenizar as consequências do intervalo. Este foi o tema do webinar realizado na sexta-feira, 21 de agosto, pela Força-tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares do International Life Sciences Institute (ILSI) Brasil.

Veja mais

Força Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares

A Força-Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares,  iniciou suas atividades em 2001, como FT “Adição de Nutrientes” e, posteriormente, em 2004, recebeu o nome de FT “Alimentos Fortificados e Suplementos”. Com o intuito de adequar o nome da Força Tarefa aos temas atualmente tratados pelo grupo, em 2020, essa FT passa a se chamar “Nutrientes e Suplementos Alimentares” e faz parte do Comitê de Nutrição.

Veja mais