Técnicas inovadoras de melhoramento de precisão para produção de Organismos Geneticamente Editados


 

Técnicas inovadoras de melhoramento de precisão para produção de Organismos Geneticamente Editados (TIMPS)

 

Periodicamente novos conhecimentos resultam em revoluções na genética. Foi assim a partir da década de 1970 com a transgenia, que gera terapias para humanos e animais, plantas com maior potencial produtivo e uma série enorme de produtos que passaram a ser produzidos em microrganismos. Os riscos inerentes às possibilidades trazidas pela transgenia foram exaustivamente discutidos em diversos fóruns internacionais. Deles derivaram princípios e protocolos rígidos de avaliação aos quais os organismos geneticamente modificados devem ser submetidos antes de serem usados em larga escala. Tais protocolos e princípios são a bases de leis e normativas criadas por inúmeros países, inclusive o Brasil.

Uma nova revolução da genética está em curso. Trata-se da edição gênica, que permite fazer alterações extremamente precisas no genoma dos seres vivos. De modo geral, com a edição gênica pode-se ter ganhos de eficiência e reduzir o tempo de obtenção de produtos. As aplicações são inúmeras, como o desenvolvimento de terapias gênicas para doenças raras que acometem humanos e a produção de alimentos mais nutritivos e com menor potencial alergênico. Parte significativa dos produtos gerados pela edição gênica também podem ser produzidos com técnicas de genética clássica, como a hibridação e a indução de mutação. Esses produtos seriam essencialmente idênticos, diferindo apenas no método de obtenção.

Se um mesmo produto pode ser obtido por técnicas clássicas ou pela edição gênica, o risco associado é o mesmo. Partindo desse princípio, muitos países realizaram alterações em suas legislações para equiparar os requisitos da avaliação de risco de produtos desenvolvidos pela genética clássica e por edição gênica. Essa alteração, já feita no Brasil pela CTNBio, tem reflexos profundos em muitas áreas da ciência, tecnologia e inovação.

A história da revolução que as Tecnologias Inovadoras de Melhoramento de Precisão e suas consequências são contados em detalhes nesse livro. Os autores, liderados pelos amigos Patricia e Alberto, construíram um texto que será uma referência para todos que querem se aprofundar no tema e uma fonte de inspiração para os futuros cientistas.

Espero que sintam o mesmo prazer que eu tive ao ler esse livro. Boa leitura.

 

Dr. Paulo Augusto Vianna Barroso

Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA)

Ex-Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)