Integridade Científica

Banner - Diversos

A integridade científica é essencial para o desenvolvimento de uma ciência sólida que beneficie a sociedade

 

O International Life Sciences Institute (ILSI) tem o compromisso de alcançar e manter os mais altos padrões de integridade científica. É quem somos e é inerente à nossa missão fornecer ciência que melhore a saúde e bem-estar das pessoas e que proteja o meio ambiente. Isso significa que todo o nosso trabalho adere a padrões, valores e práticas profissionais da comunidade científica em qualquer área de pesquisa em que estamos engajados. Viver de acordo com estes critérios significa buscar objetividade, clareza e reprodutibilidade a fim de garantir a utilidade de nossas atividades e avaliações científicas.

O comprometimento do ILSI com integridade científica está refletido em nossas Políticas Mandatórias. Essas políticas são vinculativas a todas as 16 entidades ILSI e tratam da seleção de programas científicos, bem como de seu desenvolvimento e conduta.

 

Objetivamente projetado

A pesquisa científica deve ser fatual, transparente e desenhada objetivamente com hipóteses robustas.

Sob o controle dos investigadores

Tanto o desenho do estudo quanto o próprio trabalho de pesquisa devem sempre estar sob o controle dos investigadores científicos.

Sem remuneração

Investigadores científicos não devem ser oferecidos ou aceitar remuneração engrenada ao resultado do projeto de pesquisa.

Liberdade para publicar

As entidades ILSI devem assegurar que times de investigação científica tenham Liberdade para publicar seus resultados de pesquisa sem interferência.

Declaração de conflitos de interesse

As entidades ILSI devem exigir a divulgação complete de todos os interesses financeiros dos pesquisadores em publicações e apresentações em conferências.

Não a Autoria não declarada

As entidades ILSI não deverão participar de acordos de autoria não declarada em publicações e palestras patrocinadas pela indústria.

Acesso a todos os dados

As entidades ILSI devem garantir a acessibilidade a todos os dados e controle da análise estatística feita pelos pesquisadores e auditores/revisores apropriados.

Transparência da afiliação

O ILSI requer que pesquisadores acadêmicos que também atuem como pesquisadores contratados que declarem claramente suas afiliações e publicar sob os auspícios da organização para a qual estão trabalhando quando realizando os estudos.

Estamos cientes de que os padrões e práticas das comunidades científicas estão evoluindo. O ILSI está ativamente engajado nessa importante discussão. A forma como trabalhamos para garantir a integridade científica está sujeita a um processo de melhoria contínua e, como parte desse processo, atualizamos nossas Políticas Obrigatórias para incorporar os princípios mostrados acima e os expandimos para garantir que estejam sendo aplicados a todas as nossas atividades de pesquisa.

Também sabemos que a ciência confiável, gerada por meio de processos transparentes e robustos, é a melhor maneira de cumprir nossa missão de garantir a saúde, o bem-estar humano e proteger o meio ambiente. Nosso compromisso com a integridade científica reflete que esse é um valor fundamental para o ILSI como uma organização global. Nós continuaremos aprimorando nossos processos para garantir que a ciência que produzimos e apoiamos seja capaz de alcançar a missão de serviço público da organização ILSI.


Leia os Princípios para Integridade Científica na versão original em inglês