ILSI em Foco – fevereiro/2020 – Entrevista

Conheça a Força Tarefa Nutrição Clínica

 

Criada em 2007, a Força-Tarefa de Nutrição Clínica do ILSI Brasil foi responsável por publicações referências entre equipes multidisciplinares de Terapia Nutricional, além de realizar periodicamente eventos que valorizam a pesquisa nacional do setor. É coordenada pelo Cirurgião, especialista em gastroenterologia e nutrologia, Dr. Dan Waitzberg (Ganep).

Quais as principais áreas de atuação da Força-Tarefa?

A FT de Nutrição Clínica há anos desenvolve o projeto pioneiro no Brasil de Terapia Nutricional com Qualidade. Para isso, patrocinou estudos clínicos que resultaram em trabalhos publicados, em teses defendidas na FMUSP e em edição de livros (3) sobre Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional oral, enteral e parenteral. Estes livros são os guias utilizados por inúmeras equipes multiprofissionais de terapia nutricional (EMTN) em todo o território brasileiro. Além disso, organizamos um curso anual sobre tópicos de alto interesse em Nutrição Clínica e um simpósio anual no congresso Ganepão, onde são apresentados as novidades e resultados de pesquisas da FT.

 

Como tem sido o contato entre o ILSI Brasil e os profissionais das áreas que a sua Força-Tarefa atua?

O contato entre o ILSI Brasil e os profissionais das áreas que a sua Força-Tarefa tem sido excelente e em alto nível científico. Temos contado com forte apoio sempre que solicitamos.

 

Nos fale um pouco sobre você. Seu trabalho, formação, trajetória e conquistas.

Sou cirurgião do aparelho digestivo, especializado em cirurgia, gastroenterologia e nutrologia. Na área acadêmica, atuo como professor associado do departamento de Gastroenterologia da FMUSP, onde desenvolvo pesquisas clínicas e experimentais no Laboratório do LIM 35, no grupo Metanutri. Juntamente com a Dra. Maria de Lourdes Teixeira da Silva, dirijo o grupo Ganep nas suas diferentes áreas de atuação: Assistência, Ensino e Pesquisa