ILSI em Foco – dezembro 2020 – Funcionais

Alimentos Funcionais – Professor Franco Lajolo (FCF-USP)

A Força-Tarefa de Funcionais foi criada em 1999 quando -juntamente com o Ministério da Saúde – promoveu-se em São Paulo, o Primeiro Seminário Internacional de alimentos Funcionais e hoje integra o Comitê de Nutrição. Recentemente com a expansão de suas atividades passou a chamar-se Alimentos Funcionais – Compostos Bioativos. Alimentos e Ingredientes com Propriedades Funcionais e de Saúde e abriga grupos de trabalho temáticos sobre bióticos.

O avanço dos conhecimentos mostrando a relação entre nutrição, saúde e doença, o envelhecimento populacional, a demanda da sociedade por alimentos e dietas saudáveis, tem gerado interesse pelos compostos bioativos dos alimentos e a busca de novos produtos funcionais cujas funções vão além do conhecido papel nutricional e sensorial dos alimentos.

A pesquisa científica vem revelando os seus benefícios à saúde e os mecanismos de ação, que envolvem modulação metabólica, da inflamação crônica de baixa intensidade, da imunidade e estão associados à expressão gênica e a controles epigenéticos. Isso aponta para o desenvolvimento da nutrição personalizada ou de subgrupos populacionais.

Recentemente, avanços no conhecimento sobre o papel da microbiota intestinal e a sua interação recíproca com os alimentos e seus componentes, estão criando importantes oportunidades de inovação no desenvolvimento de novos alimentos como pré e probióticos, simbióticos e de ingredientes funcionais.

A força-tarefa, por meio de suas diversas atividades, incluído publicações e eventos nacionais e internacionais, procura divulgar os avanços científicos nessas áreas, as necessidades de pesquisa, identificar as possibilidades de aplicação, promover a colaboração entre universidades, governo e o setor produtivo.