Share
Save

Food Safety – Maria Cecilia Toledo (Unicamp) 

O acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, é direito da humanidade, sendo a segurança na produção, processamento e distribuição de alimentos considerada essencial para alcançarmos esse objetivo. 

A Força-Tarefa Food Safety atua promovendo discussões sobre os riscos de contaminação de alimentos em toda cadeia produtiva, sejam eles associados a agentes químicos, físicos ou biológicos, e as medidas recomendadas internacionalmente para minimizar os mesmos. Sua atuação também contempla outros aspectos associados à inocuidade dos alimentos, entre eles a alergia alimentar e aditivos químicos. 

Por meio de suas ações, a FT possibilita a troca de experiência e de conhecimento entre seus membros e os setores envolvidos (governo, universidade e indústria), visando sempre a harmonização de conceitos e a aplicação da ciência na análise do risco em alimentos, além de fomentar melhor entendimento sobre a questão de sua inocuidade. 

A informação científica que é compartilhada pela FT, junto aos órgãos governamentais, visa servir como base para a tomada de decisão e para a elaboração e revisão de normas nas áreas de atuação dessa FT, contribuindo para que a população possa ter acesso a um alimento seguro.

No ano de 2020, foi realizado o XII Atualidades em Food Safety, que gerou importantes discussões sobre a o risco da presença de contaminantes em alimentos. Saiba mais sobre esta ação aqui: https://bit.ly/2VljKBm