XI Atualidades em Food Safety

XI Atualidades em Food Safety
São Paulo, Brasil
21/05/2019

ILSI Brasil promoveu o XI Atualidades em Food Safety

Edulcorantes foi o tema escolhido para o evento e contou com a participação de grandes nomes da ciência de alimentos mundial

O mês de maio foi marcado pelo XI Atualidades em Food Safety, realizado no dia 21, que abordou temas de grande impacto no cenário da saúde pública atual, em torno da segurança dos edulcorantes. Coordenado pelas Dras. Maria Cecília Toledo e Adriana Arisseto, ambas da Unicamp, o evento foi um grande sucesso, reunindo autoridades nacionais e internacionais no assunto, no hotel Meliá Jardim Europa.

A abertura ficou por conta da Dra. Maria Cecília, coordenadora da Força-Tarefa Food Safety, que apresentou o tema central, lembrando de sua popularidade e o quanto os edulcorantes  tem sido abordados de forma controversa na mídia.   Ela apontou ainda a importância de se avaliar criteriosamente os resultados dos estudos publicados antes de se divulgar quaisquer opiniões que possam gerar dúvidas e transmitir informações errôneas ou falsas ao consumidor. “O trabalho que será usado como referência para se falar sobre o assunto precisa ser muito bem checado. A análise crítica antes de repassar informações é imprescindível quando falamos de ética e integridade de dados científicos”, completou, dando a palavra à Dra. Adriana, que coordenou o primeiro painel do evento.

Márcia Terra, Nutricionista e Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), deu continuidade, lembrando que a substituição do açúcar é um tema de interesse da mídia e assim será por bastante tempo. Ela ressaltou que a percepção das pessoas em relação à tudo que é artificial é algo negativo, principalmente quando se fala de veículos voltados a estilos de vida saudáveis ou blogueiros com este foco. Edulcorantes, ainda que estejam na mesma categoria, têm perfis diferentes e, consequentemente, formas distintas de serem metabolizados pelo organismo. Por isso, precisam ser tratados em suas particularidades quando falamos de seus benefícios e efeitos à saúde.

Neste gancho, o Dr. Ashley Roberts, Toxicologista e Vice-Presidente Sênior do grupo de alimentos e nutrição da Intertek, falou sobre os níveis de uso atuais dos edulcorantes e seu impacto no microbiota intestinal. “Nosso microbioma é composto por quatro tipos de bactérias que estão alocadas em nosso intestino e cada uma tem uma função metabólica diferente. Cada tipo de edulcorante, portanto, deve ser abordado separadamente”, comentou. O Dr. Roberts, que é especialista na área, falou da grande preocupação dos estudiosos sobre a Ingestão Diária Aceitável (IDA) dos edulcorantes e apresentou dados de um de seus estudos, realizado em 1995, comprovando que o consumo até 3x acima do limite estipulado ainda é aceitável, uma vez que há uma margem de segurança.

A revisão de recentes pesquisas com dados de ingestão de edulcorantes na América Latina foi o assunto da mesa apresentada pela Dra. Susana Socolovsky, Presidente da Associação Argentina de Tecnologias Alimentares, que falou sobre o Brasil como referência de estudos na área e sobre o programa já utilizado na Argentina para redução do uso de açúcar, com apoio governamental. Dra. Susana falou sobre regulamentação, lembrando que a exposição dietética varia de país para país. “No Brasil, a população consome muitos alimentos doces, diferente da Coreia. Ou seja, esta exposição varia de acordo com a localidade e a cultura”.

Já o Dr. Richard Mattes, Professor no Departamento de Ciência Nutricional da Purdue University,  discutiu os possíveis efeitos do aspartame no apetite, glicemia e composição corporal em adultos saudáveis. Entre os dados apresentados, o médico mostrou que em um estudo de observação de grupos que consumiram altas doses de aspartame por 12 semanas, não foram registrados efeitos na glicemia, apetite, lipídios, função hepática, composição, peso corporal e hormônios selecionados, como insulina, leptina, GLP-1 e GiP.

O último painel do dia, coordenado pela Nutricionista e Professora Titular (FCF-USP) Dra. Silvia Cozzolino, fomentou a discussão sobre os adoçantes de baixa caloria e sua função no auxílio à redução e controle de peso. O Dr. Richard Mattes retornou ao palco para abordar o tema e alertou que este é um assunto delicado desde o início do estudo de edulcorantes. “Ao consumir um produto de baixa ou nenhuma caloria, é natural que o mesmo ajude a evitar ganho de peso. Afinal, não possui caloria alguma. Por isso acabam por associar à perda de peso. Porém, esta não é necessariamente sua função. Adoçantes diferentes possuem efeitos diferentes no peso”, comentou. Logo, essas substâncias estão associadas ao baixo índice de massa corporal (IMC) e às dietas voltadas à redução de medidas.

O evento contou ainda com a participação da Anvisa, representada pela Dra. Lívia Inumaru, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, que reforçou a importância da união das entidades científicas e da indústria aos órgãos regulatórios do Governo para oferecer à população produtos que sejam seguros à saúde. Ela falou sobre a regulamentação de edulcorantes no Brasil e a função da agência de controlar e fiscalizar os aditivos alimentares, desde sua composição à rotulagem. “O cenário nacional regulatório tem como premissa garantir o uso seguro dos edulcorantes”. Ela ressaltou os princípios para uso de aditivos em alimentos (segurança, pureza, necessidade tecnológica e restrição de uso) e as etapas da avaliação do risco de novas substâncias, que são: identificação do perigo, sua caracterização, avaliação da exposição e a caracterização do risco.

A Força-Tarefa Food Safety está sempre em atividade para promover assuntos de alto impacto na atualidade como o de edulcorantes em 2019. Em 2020, o “Atualidades” voltará com um tema de grande interesse para a saúde pública, sempre com o objetivo de fomentar discussões e compartilhar conhecimento científico de qualidade com profissionais renomados em suas expertises, reunindo membros da academia, profissionais da saúde, indústria, governo e sociedade.

 

 

Palestras disponíveis:

Evidências científicas sobre segurança de uso - Dra. Maria Cecília Toledo (UNICAMP)

Edulcorante na comunicação com a mídia - Dra. Marcia Terra (SBAN)

Atualidades sobre a relação entre edulcorantes, microbiota intestinal, resistência a glicose e diabetes - Dr. Ashley Roberts (Intertek)

Revisão de recentes pesquisas com dados de ingestão de edulcorantes na América Latina - Dra. Susana Socolovsky (Associação Argentina de Tecnologias Alimentares)

Efeitos do aspartame no apetite, glicemia e composição corporal em adultos saudáveis - Dr Richard Mattes (Purdue University).

Glicosídeos de esteviol - Dr. Ashley Roberts (Intertek)

Cenário regulatório dos edulcorantes no Brasil - Dra. Lívia Emi Inumaru (ANVISA)