Participação II CONBAN

CONGRESSO BRASILEIRO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Teresina, Brasil
26/06/2019

ILSI Brasil realiza simpósio no CONBAN/UFPI 2019

O evento promoveu debates sobre os avanços científicos no combate à obesidade

De 26 a 28 de junho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou o II Congresso Brasileiro de Alimentos e Nutrição (CONBAN). A segunda edição do evento teve como tema principal “Avanços Científicos na Obesidade: Da Alimentação à Nutrição Molecular” e contou com palestrantes de diversos estados do Brasil. O simpósio aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

O CONBAN teve como objetivo promover a atualização dos profissionais e estudantes, da área da saúde afins, em relação aos avanços no conhecimento científico sobre a obesidade, abrangendo evolução fisiopatológica, prevenção e tratamento multiprofissional desta doença crônica. A ideia é possibilitar reflexões sobre as práticas profissionais e de promoção da saúde, além de contribuir para a formação científica e qualificação de estudantes de graduação e pós-graduação.

O International Life Sciences Institute (ILSI) Brasil esteve presente com a mesa “Desmistificando a Nutrição”, em uma iniciativa conjunta entre as Forças Tarefas de Estilos de Vida Saudáveis, Biotecnologia e Food Safety. O bloco foi composto pelos Doutores Mauro Fisberg, Pediatra, Nutrólogo, Professor Associado do Setor de Medicina do Adolescente da Escola de Medicina da UNIFESP, Coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi e da Força-Tarefa Estilos de Vida Saudáveis  do ILSI Brasil; Heidge Fukumasu, Médico Veterinário, Doutor em Ciências, nas área de Patologia Experimental e Comparada, e Livre Docente em Oncologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (USP); e Maria Cecília Toledo, Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciência de Alimentos pela UNICAMP, com Pós-Doutorado em Toxicologia de Alimentos pela Oregon State University, EUA, e coordenadora científica da Força-Tarefa Food Safety (ILSI Brasil).

Durante a mesa, Dr. Mauro abordou o tema “Dietas de Restrição”, na qual apontou os principais riscos que este tipo de dieta pode trazer, lembrando que todos os grupos alimentares devem fazer parte de uma dieta eficiente, sem prejuízos à saúde. O Dr. Heidge ministrou “Segurança de OGM”, na qual falou sobre os principais procedimentos e avaliação do risco para organismos geneticamente modificados. A Dra. Maria Cecília, que trouxe o tema “Segurança de Edulcorantes”, falou sobre as propriedades dos aditivos que são utilizadas na substituição do açúcar como uma alternativa de baixa caloria, utilizados em dietas de redução de peso. A mesa foi coordenada pela Diretora Executiva do ILSI Brasil, Flavia Goldfinger.

 

Informações sobre o congresso em:

https://doity.com.br/ii-congresso-brasileiro-de-alimentos-e-nutrio-da-universidade-federal-do-piau-ii-conbanufpi-2019