Presidência Interina

Fernanda Martins – Presidente Interina do ILSI Brasil

Graduada em Biologia e Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Martins, eleita Presidente Interina do International Life Sciences Institute (ILSI) Brasil, tem Pós-graduações em Marketing Alimentario (CESMA, Espanha) e em Gestão de Negócios (ESPM, Brasil). Fez mestrado em Saúde Pública na USP. Atua como Gerente Sênior de Saúde e Nutrição para América Latina na empresa UNILEVER, com experiência como Gerente Global de Nutrição na Unilever Holanda e Gerente de Insight Técnico do Consumidor. Trabalhou na empresa DANONE como Gerente de Health Marketing.

O ILSI tem feito um trabalho massivo de combate à falsas notícias. Em sua opinião, qual a melhor forma de combatê-las?

O ILSI tem se engajado bastante no combate às fake news nas áreas de ciência, saúde, nutrição e meio ambiente. A melhor forma de combater notícia falsa é promovendo a notícia verdadeira. E esse tem sido o foco do ILSI, que também está alinhado à sua missão de promover ciência que melhore a saúde e o bem-estar humano, além de proteger o meio ambiente. Mantendo um fórum permanente de atualização de conhecimento científico e de saúde, o ILSI ajuda a disseminar informação confiável à população.

Como suas especialidades em Biologia e Nutrição podem contribuir para as ações do ILSI Brasil?

O ILSI promove discussão científica com profissionais dos mais variados setores da sociedade, tanto do segmento públicos, quanto privado. Essa colaboração entre profissionais de diferentes áreas, como nutrição, biotecnologia e avaliação do risco, por exemplo, favorece uma discussão ampla das diferentes questões científicas e de saúde, inclusive das mais complexas.

Todos os profissionais que atuam nestas áreas têm a contribuir com o trabalho do ILSI. No meu caso, espero que o amplo conhecimento da vida – em suas diferentes formas – vindos da minha formação como bióloga, e o olhar mais específico da nutrição, me ajudem a conduzir, junto com o ILSI, discussões relevantes e que promovam uma melhor saúde à população e ao ambiente.

Quais são os próximos passos? O que o ILSI Brasil planeja para promover ciência de qualidade?

O ILSI tem trabalhado muito para promover ciência de qualidade de forma ética e transparente. Há inúmeros projetos em andamento nas diferentes Forças-Tarefas e também atividades que promovem a pesquisa cientifica, como o Prêmio SBAN ILSI 2019 e o Prêmio ILSI Brasil 2020.

Tem algo mais que queira acrescentar? Uma mensagem aos associados do instituto?

O ILSI Brasil vem evoluindo como entidade desde sua criação em 1990. Todas as gestões contribuíram para construir a reputação científica da instituição, exercendo atividades alinhadas à missão de promover ciência que melhore a saúde e o bem-estar humanos e proteja o meio ambiente, pela união de esforços da academia, do governo da indústria. Vivemos atualmente um mundo de notícias falsas e de movimentos ideológicos. Por isso, o ILSI segue incentivando e promovendo discussões e materiais científicos que possam ser usados em benefício da população e do planeta.