Obesidade infantil: uma abordagem prática e transdisciplinar


Obesidade infantil: uma abordagem prática e transdisciplinar

 

O excesso de peso é considerado um importante problema de saúde pública, sendo é um dos distúrbios nutricionais mais prevalentes em todo o mundo e em todas as faixas etárias. O excessivo acúmulo de gordura corporal desencadeia um processo inflamatório crônico que acarreta graves repercussões orgânicas e psicossociais. A permanência deste desequilíbrio metabólico desde o início da vida por longo tempo contribui com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, que têm sido apontadas como as principais causas de morte no mundo.

Na sociedade atual, prevenir e tratar o excesso de peso em crianças e adolescentes tem sido um verdadeiro desafio. Diversas estratégias de manejo clínico e nutricional foram propostas e são aplicadas em âmbito individual e populacional, mas com pouco sucesso efetivo. A atuação transdisciplinar que envolve a família e o ambiente parece ser uma alternativa promissora, mas requer o desenvolvimento de conhecimento da cultura e da complexidade humana de forma abrangente. Para isso, a formação de equipe interdisciplinar proativa e integrada é essencial, mas nem sempre possível pela limitação de recursos disponíveis.

O texto deste fascículo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer conhecimento científico atualizado a profissionais de saúde que combatem o excesso de peso em seus consultórios e equipes de saúde interdisciplinar. O conteúdo traz orientações práticas e assertivas quanto a definição, diagnóstico, manejo clínico, prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade na população pediátrica. A ideia foi integrar os conhecimentos de diferentes áreas de atuação para um único objetivo: prevenir e controlar a obesidade na infância e adolescência.

Motivados pela oportunidade de unir os diversos olhares em um único documento com relação ao cuidado com as crianças e adolescentes com excesso de peso, a Força-Tarefa Nutrição da Criança do ILSI-Brasil convidou especialistas da área para escrever este fascículo. De forma didática, ele foi dividido de em seis capítulos como a participação de um especialista de cada área de atuação: (1) Pediatria (2) Nutrição; (3) Psicologia;(4) Fonoaudiologia; (5) Odontologia; e (6) Educação Física.

Assim, esperamos que a leitura deste documento contribua significativamente com os profissionais que se dedicam a cuidar do grupo etário pediátrico e, também, estimule o desenvolvimento de senso crítico aprimorado e sustentado sobre o conhecimento científico atual dos aspectos que envolvem este prevalente distúrbio nutricional na sociedade atual. Portanto, desejamos que o tempo dedicado a esta leitura promova melhorias na prática assistencial com benefício direto a saúde das crianças e adolescentes.

Por fim, agradecemos aos colegas que contribuíram com a sua realização e, consequentemente, para a manutenção ativa da educação continuada em nutrição infantil.

Tulio Konstantyner

Coordenador Científico da Força-tarefa de Nutrição da Criança