Projeto GT POF

Para ter acesso ao programa desenvolvido pelo Grupo de Trabalho (GT POF) clique aqui.

Desde 1974, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza pesquisas sobre orçamentos familiares (POF), avaliando prioritariamente hábitos de consumo (aquisição de bens e alimentos), gastos e rendimentos das famílias. Sua abrangência foi ampliada com o tempo, até se estender a nível nacional, com dados que representam as Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul) e por situação urbana e rural. Até a edição de 2002-2003, forneciam unicamente dados de disponibilidade domiciliar de alimentos, contemplando o consumo sob a ótica do orçamento domiciliar e não do perfil de consumo individual. Com isso, os dados possibilitavam apenas estimar e inferir sobre tendências no consumo da população.

A POF 2008-2009 passou a incluir, dentre outras coisas, uma análise do consumo alimentar individual para moradores com 10 anos ou mais de idade. Pela primeira vez, foram obtidas informações sobre o consumo efetivo individual de alimentos dentro e fora do domicílio, através do registro detalhado dos alimentos consumidos, a forma de preparo, a quantidade consumida, o horário e onde o consumo ocorreu.

Entretanto, a forma com que os dados foram publicados não permitia sua utilização imediata para realizar avaliações que necessitassem dos dados de consumo dos alimentos em sua forma in natura (soja, trigo, cana-de-açúcar, por exemplo), uma vez que os alimentos foram citados em sua forma final de consumo (tortas, bolos, etc.).

O ILSI Brasil, através da Força-Tarefa Agroquímicos, disponibiliza dados inéditos sobre o consumo  de alimentos in natura no Brasil. O projeto, divido em duas fases, entre os anos de 2013 a 2017 para desmembrar os alimentos preparados citados na POF 2008-2009 e tornar público, de maneira inédita, a média e o valor correspondente ao percentil 97,5 de consumo. Adicionalmente, foi calculado o peso corpóreo médio da população acima de 10 anos e apresentada uma compilação de peso unitário dos alimentos, dado necessário para cálculo da exposição aguda. Tais dados foram disponibilizados em dois programas gratuitos.

Entre 2021 e 2023, com a publicação dos dados da POF 2017-2018, foi conduzida a terceira fase do projeto, com o desmembramento de novas preparações, atualização do consumo médio, percentil 97,5 e peso corpóreo com os dados mais recentes e disponibilização das informações através de uma planilha eletrônica.

Confira as publicações desse projeto:

 

1ª fase do projeto:

Avaliação do Consumo de Alimentos in natura da População Brasileira por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares – Bloco de consumo pessoal

1ª edição (2015)

2ª edição (2017)

2ª fase do projeto:

Avaliação do Consumo Agudo de Alimentos pela População Brasileira por Meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008/2009 – IBGE) para Avaliação da Exposição a Resíduos de Agrotóxicos

1ª edição (2017)

3ª fase do projeto:

Avaliação do Consumo de Alimentos in Natura da População Brasileira por Meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares – Bloco de Consumo Alimentar Pessoal (POF 2017-2018)

1ª edição (em breve)

Planilha eletrônica com os dados de consumo da POF 2017-2018

 

Para obter os programas com os dados de consumo da POF 2008-2009, entre em contato através do endereço ilsibr@ilsi.org.br