ILSI em Foco – julho 2021 – Prêmio ILSI 2020

Três cientistas levaram o Prêmio ILSI Brasil 2020

O Prêmio ILSI Brasil 2020 teve protagonismo feminino em todas as colocações e ganhou destaque na mídia nacional. A engenheira de alimentos Raquel Rainier foi a vencedora da primeira edição, enquanto as nutricionistas Bruna Morais Faleiros de Paula e Annayara Ferreira ocuparam o segundo e o terceiro posto na premiação, cuja pretensão é identificar e laurear trabalhos de pesquisa que demonstrem a importância do avanço científico na área de alimentos para o desenvolvimento da sociedade.

A ideia do prêmio, segundo Luiz Henrique Fernandes, Presidente do ILSI Brasil, é uma reflexão de como o ILSI pode contribuir com a ciência, incentivando o desenvolvimento científico na sociedade e valorizando o cientista Brasileiro. A comissão julgadora, formada por membros da Diretoria do Instituto, avaliou os seguintes critérios: Pertinência do tema; Alinhamentos aos objetivos; Abrangência temática; Profundidade e originalidade do tema; e Impacto para a sociedade.

Com estudo voltado à segurança alimentar, Rainier desenvolveu um dispositivo capaz de detectar contaminação por Salmonella em alimentos, em apenas 20 minutos, enquanto o método tradicional pode levar até 48 horas. O título do trabalho é  “Biossensores eletroquímicos à base de grafeno produzidos a laser para detecção de patógenos em alimentos”. Natural de Minas Gerais, Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, ela agora é Doutoranda em Engenharia Mecânica na Iowa State University.

“Essa conquista me mostrou o quão grande pode se tornar a ciência que fazemos, a capacidade que nós mulheres temos diante de uma sociedade que há até pouco tempo era liderada por homens”, declara a jovem cientista.

Selecionada para o segundo lugar pelo trabalho “Impacto da dieta suplementada e deficiente em ácido fólico na expressão dos genes envolvidos no metabolismo energético”, Faleiros de Paula é Mestre em Clínica Médica e Nutricionista pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e, atualmente, está com o doutorado em andamento na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Já Ferreira é Nutricionista e Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela Unicamp. Ela conquistou a terceira colocação com o trabalho: “Explorando in vitro o efeito antiglicante, inibidor de enzimas digestivas e anti-inflamatório de extratos fenólicos de resíduos agroindustriais”.

Para o Prof. Dr. Franco M. Lajolo, Presidente do Conselho Científico e de Administração do ILSI Brasil, “iniciativas como essa do ILSI Brasil são muito importantes nos dias de hoje, principalmente pelo enfrentamento de uma pandemia, onde os cientistas ocupam papel de destaque na evolução da sociedade e bem-estar da população”.

Cumprindo sua missão de estimular a discussão e aplicação da ciência em temas que visam a melhora da saúde e do bem-estar público e a preservação do meio ambiente, o ILSI Brasil deseja, ainda, premiar muitos outros cientistas talentosos espalhados pelo país.