ILSI em Foco – março/2020 – Entrevista

Conheça a Força-tarefa Food Safety

Por Dra. Adriana Arisseto – Coordenadora Científica da Força-tarefa Food Safety

Quais as principais áreas de atuação da Força-Tarefa?

O objetivo da Força-Tarefa é promover um melhor entendimento de aspectos ligados à inocuidade dos alimentos, incluindo aditivos, contaminantes químicos, físicos e biológicos, e alergia alimentar, contribuindo para a harmonização de conceitos e aplicação da análise do risco em alimentos. Atuamos na organização de eventos e no desenvolvimento de material técnico-científico, no sentido de promover a troca de experiência e de conhecimento entre os membros da FT e entre os setores envolvidos (governo, universidade e indústria).

 

Quais ações da FT você gostaria de destacar?

No ano de 2019, um de nossos objetivos foi discutir a questão da segurança de alimentos em instituições de outros estados brasileiros. Neste sentido, a FT teve a oportunidade de participar de dois eventos realizados em estados do Nordeste, sendo um deles na forma de café da manhã para universitários. Além disso, a FT organizou o XI Atualidades em Food Safety, realizado em São Paulo, que contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais para discutir os avanços mais recentes sobre edulcorantes e seus impactos na saúde. Os resultados preliminares do estudo sobre a ingestão de edulcorantes pela população infantil, realizado em parceria com a UNICAMP, foram apresentados e discutidos junto à ANVISA. Participamos também do evento “Quimiofobia: fato ou fake”, organizado em conjunto com a FT de Agroquímicos. Por fim, concluímos o processo de publicação do artigo “Low- and No- Calorie Sweeteners (LNCS): critical evaluation of their safety and health risks” na revista Food Science and Technology.

 

Como tem sido o contato entre o ILSI Brasil e os profissionais das áreas que a sua Força-Tarefa atua?

Os profissionais que atuam na área de Food Safety têm tido uma participação bastante ativa e fundamental nos eventos promovidos pela Força-Tarefa. Procuramos proporcionar uma discussão atual e de interesse para esses profissionais, focando sempre nas suas necessidades e desafios.

 

Quais os próximos temas que serão abordados nas ações da FT? O que vem pela frente?

A temática dos aditivos alimentares estará presente em algumas ações da Força-Tarefa, como a continuidade do estudo sobre a ingestão de edulcorantes pela população infantil e a elaboração de vídeo-aulas. O XII Atualidades em Food Safety, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2020, trará uma discussão centrada na presença de contaminantes em alimentos, incluindo a segurança de produtos orgânicos e novas regulamentações sobre contaminantes. Tópicos sobre Microbiologia de Alimentos, como validação de processos térmicos, uso de modelos matemáticos para avaliação de estabilidade microbiológica e uso de sequenciamento genético na identificação de origem de contaminação serão abordados na forma de workshop e café da manhã. Além disso, seguiremos participando de eventos em universidades e outras instituições.

 

Nos fale um pouco sobre você. Seu trabalho, formação, trajetória e conquistas.

Sou Engenheira de Alimentos formada pela FEA/UNICAMP, com Mestrado em Tecnologia de Alimentos e Doutorado em Ciência de Alimentos pela mesma instituição. Fiz Doutorado Sanduíche no Institut Scientifique de Santé Publique / Wetenschappelijk Instituut Volksgezondheid (Bruxelas, Bélgica), onde tive a oportunidade de vivenciar a rotina de um laboratório de referência da União Europeia. Fui pesquisadora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CCQA/ITAL) de 2008 a 2015, período no qual coordenei projetos financiados por agências de fomento à pesquisa relacionados aos contaminantes formados durante o processamento de alimentos e sua avaliação do risco à saúde. Atualmente, sou Professora do Departamento de Ciência de Alimentos da FEA/UNICAMP, na área de Toxicologia de Alimentos. Realizo pesquisas sobre a presença de compostos tóxicos em alimentos, incluindo contaminantes formados durante o processamento de alimentos, metais tóxicos, aditivos e resíduos de fármacos veterinários. Atuo também no desenvolvimento e validação de métodos analíticos (cromatografia e espectrometria de massas) e avaliação da exposição humana a substâncias químicas pela dieta. Além de fazer parte do Comitê Científico Consultor do ILSI Brasil e da Força-Tarefa Food Safety, sou membro do IUFoST Food Safety Committee, do Grupo Técnico de Contaminantes em Alimentos (GTFC) da ANVISA, que atua no âmbito do Codex Committee on Contaminants in Foods (CCCF), além de embaixadora brasileira da Global Harmonization Initiative (GHI).