ILSI em Foco – dezembro 2020 – Nutrientes

Nutrientes e Suplementos Alimentares – Thaise Mendes (Herbalife)

Ativa desde 2001, a Força-Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares faz parte do Comitê de Nutrição do ILSI Brasil. Sabe-se que em muitas nações de renda média/baixa, incluindo o Brasil, a ingestão diária adequadas de alguns nutrientes está muito distante de ser alcançada, impactando a saúde de milhões de pessoas, trazendo consequências sociais e econômicas.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os suplementos alimentares são produtos destinados a pessoas saudáveis, que têm a finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. Por esta razão, a discussão em torno dos suplementos alimentares se mantém em pauta, dentro das constantes atualizações de sua regulamentação, visando o acesso à nutrição da população de forma equilibrada e segura.

A nossa Força-Tarefa promove diversas ações que geram discussões acerca do tema, culminando em publicações como a de Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes; Extratos Botânicos (em conjunto com a FT Alimentos Funcionais) e a contribuição para o “Guia para Comprovação da Segurança de Alimentos”.