ILSI em Foco – dezembro 2020 – Nutrição Clínica

Nutrição Clínica – Dr. Dan Waitzberg (Ganep)

Um dos principais objetivos da Força-Tarefa Nutrição Clínica é promover discussões de assuntos ligados à terapia nutricional e farmacoeconomia, considerando existirem pacientes com necessidades nutricionais especificas e que necessitam de dietoterapia e terapia nutricional adequada e especializada. Nosso dever é atuar como facilitador nas trocas de informações entre profissionais da saúde, academia, governo e empresas, e contribuir para estabelecer consenso em relação às recomendações e diretrizes nutricionais para diferentes grupos de pacientes ambulatoriais e hospitalizados. 

A terapia nutricional tem sido um dos principais assuntos abordados em nossas atividades. Em 2008, publicamos 36 indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN), propostos por um conjunto de especialistas em Nutrição Clínica do Brasil.

Em 2010, houve outra publicação de revisão com 30 IQTN, sendo eleitos os 10 melhores segundo a opinião de especialistas. Na edição do trabalho de 2018, foram contemplados 32 indicadores. Por fim, nosso projeto avaliou a implementação dos IQTN em hospitais e clínicas do Brasil e acompanhou os resultados após 10 anos. Acesse o estudo completo aqui:https://bit.ly/2JyUbtG

Em 2020 realizamos os já tradicionais workshops em nutrição clínica e estamos avançados na publicação de uma nova monografia intitulada “Desmistificando a Farmacoeconomia em Nutrição”, com a contribuição de excelsos especialistas na área.