ILSI em Foco – abril 2021

Artigo de opinião

Avaliação do risco na dieta

No processo de avaliação, o risco é função do perigo (harzard) e da exposição. Então, o potencial risco do consumo de um alimento contendo uma substância vai depender do quão tóxica é essa substância, de sua concentração no alimento e da quantidade do alimento consumida por um indivíduo ou população. Isto é, a presença de uma substância num alimento não necessariamente representa um risco para a saúde.
Neste artigo, a Professora Eloisa Dutra Caldas (UNB) fala sobre avaliação do risco na alimentação.

Veja mais

 

Nutrição da Criança

“A alergia a proteína do leite de vaca é apontada como um importante problema de saúde pública, com consequências clínicas e psicossociais para as crianças e para suas famílias. Sua prevalência na população pediátrica é consideravelmente indefinida pela complexidade dos recursos clínicos e laboratoriais utilizados na investigação diagnóstica, que levam a dificuldade de identifica a doença de forma precisa”

Veja mais

Nutrição da Criança

“Queixas gastrointestinais, que são frequentes no consultório pediátrico, acarretam dúvidas e incertezas dos pais com relação a saúde de seus filhos. Mesmo que em alguns casos as manifestações sejam de natureza fisiológica, o manejo clínico adequado e a troca de informações confiável entre o profissional de saúde infantil e as famílias são essenciais para o bom atendimento.”

Veja mais

Alimentos Funcionais

A Força-Tarefa Alimentos Funcionais promoveu o webinar “Alimentos Fermentados”, baseado no consenso publicado em janeiro deste ano pela International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics (ISAPP), a fim de contrapor as inconsistências relacionadas ao uso do termo “fermentado”, sua segurança e seus benefícios à saúde humana.

Veja mais