Simpósio Alimentos Fortificados e Suplementos

Perspectivas de novos suplementos: do bem-estar à performance esportiva
São Paulo, Brasil
04/06/2019

Do Bem-Estar à Performance Esportiva

ILSI Brasil promoveu evento sobre suplementação alimentar com palestras sobre nutrição, envelhecimento saudável e prática de esportes de alta performance

Suplementação alimentar é um dos temas mais discutidos quando o assunto é a prática de esportes e bem-estar. Entretanto, nem sempre sua utilização é feita de forma correta e com acompanhamento médico, o que se tornou um desafio aos profissionais da saúde. O ILSI Brasil, por meio da Força-Tarefa de Alimentos Fortificados e Suplementos Alimentares, realizou um simpósio sobre o tema, no dia 04 de junho, no hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo. O evento teve coordenação do Dr. Hélio Vannucchi, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e coordenador da Força-Tarefa responsável.

A nutricionista e especialista em nutrição esportiva Sueli Longo, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), apontou que a alta performance em atividades esportivas depende da combinação de quatro fatores: frequência, intensidade, duração e persistência. “O primeiro passo para aumento do rendimento é a adequação de toda a alimentação. Uma vez adequada, a medição do rendimento esportivo é que vai indicar quais e a quantidade de suplementos necessários. Consumir mais que o corpo precisa não vai otimizar a performance, mas sim fazer com que o corpo armazene mais do que seu limite de absorção, o que vai contra a proposta dos suplementos alimentares”, acrescentou.

A Dra. Tânia Rodrigues, também especialista no assunto, reiterou a importância do acompanhamento médico, principalmente no uso de suplementação de proteínas para gerenciamento de peso e manutenção da massa magra. “A principal diferença entre os suplementos proteicos é a velocidade de absorção pelo organismo. Às vezes, o mais eficaz ao objetivo do paciente não é necessariamente o mais rápido. Mas é exatamente o que todos procuram quando vêm ao consultório: resultados rápidos”, comentou.

O uso de suplementação para o bem-estar também esteve em pauta da nutrição infantil ao envelhecimento saudável. O doutor em Farmacologia, João Ernesto de Carvalho, lembrou que o uso de suplementação de origem botânica é algo bem antigo no Brasil e no mundo. Hoje, o uso de fitoterápicos, por exemplo, é bem popular.

De acordo com a Dra. Fernanda Ceragioli, professora de nutrologia pediátrica na UNIFESP, o ômega-3 é um nutriente importante na nutrição infantil por ser precursor dos ácidos graxos necessários para o desenvolvimento. Pode estar presente na alimentação ou ser suplementado, dependendo da dieta da criança. Já para o adulto, a suplementação é utilizada tanto no bem-estar, quanto no auxílio à prevenção de doenças ligadas ao coração. “17,9 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares e são responsáveis por 31% das mortes no mundo”, comentou a Dra. Vivian Marques, professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

 

O pesquisador e médico Dr. Marcelo de Carvalho falou sobre a associação do envelhecimento à resistência anabólica e perda de funções cognitivas. “A suplementação ajuda a tornar o corpo mais ativo, uma vez que, ao envelhecermos, ingerimos menos proteínas, por exemplo, pois a sensação de saciedade é alcançada mais facilmente durante a refeição”, comentou.

Palestras disponíveis:

Suplementação para o envelhecimento saudável: qual a evidência?

Extrato botânico em suplementos: histórico de uso, segurança e benefícios.

Atualidades na suplementação de ômegas.

Suplementação de pré e probióticos: quando e pra quem?

Suplementação no exercício: da atividade física leve à alta performance.

Suplementação de aminoácidos na prática clínica e esportiva.

Suplementação em cirurgia bariátrica. 

Suplementação de proteínas: benefícios no gerenciamento de peso, ganho e manutenção de massa magra.

Programação: