Saúde mental e o período da pandemia de Covid-19

Sessão Virtual, Brasil
04/11/2021
16:00 – 18:00
Zoom webinars

Como anda a saúde mental em tempos de Covid-19

“Saúde Mental e o período da pandemia de Covid-19” foi o tema do webinar organizado pela Força-tarefa Estilos de Vida Saudáveis e Sustentáveis, em novembro último, com a participação do Dr. Daniel Fatori (FMUSP) e do Dr. Táki Cordás (HC FMUSP), e moderação do Dr. Rafael T. de Sousa (HC FMUSP).

Saúde mental de adultos

Dr. Daniel Fatori abordou a saúde mental de adultos no contexto da pandemia, apresentando uma narrativa cronológica de um estudo de meta-análises do período, conduzido ao longo de 2020 e 2021 no Brasil. Após uma breve introdução do tema, ele trouxe os achados desse estudo, do qual participou, e fez um comparativo entre os achados nacionais e internacionais.

“Além da saúde mental, a pandemia afetou outros desfechos, como a violência doméstica, o impacto sociodemográfico e socioeconômico. Milhões de pessoas perderam o emprego, crianças deixaram de estudar ou tiveram um ensino precário, famílias perderam seus entes queridos. São impactos que vão além da saúde mental e só vamos entendê-los a partir do ano que vem, pois precisamos de mais estudos, principalmente longitudinais em pré-pandemia e pós-pandemia”, avaliou Fatori.

Assista a aula completa do Dr. Daniel Fatori

 

Transtornos alimentares

A apresentação do Dr. Táki Cordás sobre Transtornos alimentares trouxe uma breve descrição desses transtornos, conforme o DSM-5 da Associação Americana de Psiquiatria. Cordás falou dos critérios diagnósticos de bulimia nervosa; critérios diagnósticos do transtorno da compulsão alimentar; dos transtornos alimentares comorbidade; e da drunkorexia ou alcoolrexia. Além disso, listou os eventos estressores que se esperava incidirem nos comportamentos alimentares no período da pandemia, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, antes de expor as análises de um estudo internacional, que listou outros fatores de estresse levando em conta pandemias anteriores.

“Neste artigo os fatores de estresse incluem a quarentena, a mudança de hábitos, que é algo importante para os transtornos alimentares, a incerteza, o medo, a frustração, o tédio. E já se dizia que um dos fatores fundamentais para preservação da saúde mental ou para a redução do estresse, é a informação clara e científica. Também a certeza de que não vai faltar suprimentos básicos, como o arroz”, relatou o médico psiquiatra.

Assista a aula completa do Dr. Táki Cordás