São Paulo Workshop – RISK21: A Practical Framework for Risk Assessment in the 21st Century

São Paulo Workshop - RISK21: A Practical Framework for Risk Assessment in the 21st Century
São Paulo, Brasil
13/06/2016 – 14/06/2016

AVALIAÇÃO DO RISCO USA FERRAMENTA WEB

 São Paulo e Brasília sediaram o RISK21: A Pratical Framework for Risk Assessment in the 21st Century. Os eventos, realizados em junho, foram promovidos pelo ILSI Brasil, com a participação de representantes da academia, governo (ANVISA, MAPA e IBAMA), indústria e convidados internacionais. Foi um treinamento para reiterar os princípios gerais e colaborativos do RISK21, focados na ciência da avaliação do risco e direcionado a países emergentes e a toda comunidade cientifica.

Em 2007, o United States National Research Council (Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos) emitiu um relatório sobre o futuro dos Ensaios de Toxicidade no século 21, o "TT21C", que estabeleceu uma visão inovadora para alavancar avanços científicos no sentido de realizar testes de toxicidade mais rápidos, baratos e eficazes, com maior relevância para a exposição humana e menos dependentes da experimentação animal. 

 

chamadaRISK21

Em um esforço global para cumprir a visão do “TT21C”, a partir de 2009, seguiram-se outras ações do International Life Sciences Institute (ILSI), através do Health and Environmental Sciences Institute (HESI), com a  participação ativa de mais de 120 pessoas de 12 países, 15 instituições governamentais, 20 universidades, 2 organizações não governamentais e 12 empresas. Estas  discussões resultaram na criação do RISK 21.

Trata-se de uma avaliação integrada que se inicia pela formulação do problema, com base em informações existentes, priorizando dados de exposição relevantes, e seguindo uma abordagem por etapas, permitindo desta forma, a tomada de decisão sobre segurança em saúde pública.  A aplicação pode ser em várias áreas,  como qualidade ambiental, segurança de alimentos e saúde.

A matriz RISK21 é uma ferramenta web, de fácil acesso (www.risk21.org) e utilização, que tem sido testada e aprimorada,  e permite a visualização do cruzamento de dados de exposição e de toxicidade, para uma ou mais substâncias químicas, de forma a interpretar o risco existente, de acordo com a localização numa matriz.  É possível ao avaliador otimizar o uso de recursos e informações disponíveis, obtendo dados para avaliar o risco à saúde, para os cenários propostos,  futuro gerenciamento e a comunicação do risco, se necessários.

O projeto é desenvolvido por grupos setoriais e comitês, em parcerias público-privadas, com ações de treinamento e publicações, em nível global, e visa uma postura científica e transparente de avaliar e comunicar o risco, sem nenhum envolvimento político

Programa Completo