Performance e Suplementação no Atleta Olímpico

Sessão Virtual, Brasil
05/10/2021
16:00 – 18:00
GoToWebinar

Coordenação científica:

Helio Vannucchi (FMRP-USP) e Nágila Damasceno (FSP-USP)

Programação:

Preparação dos atletas durante as Olimpíadas 2021: Dra. Caroline Yoshioka
Estilo de vida do atleta: Dr. Heitor Bernardes (FMRP-USP)
Moderação: Tatyana Dall’Agnol (BeNutry)

 

Os bastidores alimentares dos atletas olímpicos nos jogos de Tóquio

Especialistas abordam o ciclo olímpico dos atletas de alto rendimento

Realizado pela Força Tarefa Nutrientes e Suplementos Alimentares no dia 05 de outubro, o webinar “Performance e Suplementação em Atletas Olímpicos” reuniu profissionais para falar sobre os aspectos nutricionais e o estilo de vida de atletas de alto rendimento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Helio Vannucchi, Nutrólogo e Professor Titular Sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e pela Profa. Nágila Damasceno, docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. A moderação ficou por conta da Tatyana Dall’Agnol (BeNutry), nutricionista esportiva, Mestre em Ciências da Saúde e pós-graduada em nutrição para fitness e alto rendimento.

Quem abriu o encontro foi a nutricionista esportiva, Doutora Caroline Ayme Fernandes Yoshioka, responsável pela preparação de nove atletas para os Jogos Olímpicos, nas modalidades taekwondo, tênis de mesa, vôlei, judô, ginástica artística e natação. Yoshioka contou da necessidade de muito estudo para conseguir trabalhar com as exigências individuais dos atletas, pela singularidade e método que cada um exigiu. O acompanhamento nutricional no ciclo olímpico em meio à pandemia trouxe, também, outros desafios, tanto para a profissional como para os atletas.

Segundo a nutricionista, para algumas modalidades é muito difícil treinar sem ter um adversário ou companheiro de equipe por perto. “Os gastos de energia baixaram muito, os atletas perderam massa magra, tiveram a redução do metabolismo basal”, ela diz. Soma-se a isso a imprevisibilidade do calendário competitivo. “Alguns deles estavam no período de ranqueamento e acabaram se inserindo nos jogos num nível de competição inferior a ciclos olímpicos anteriores em que participaram”, complementa Dra. Caroline Yoshioka.

Outro ponto destacado na palestra refere-se à interdisciplinaridade profissional, pois o ciclo olímpico é composto de várias fases e requer interação multidisciplinar entre nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Na sequência, Dr. Heitor Bernardes, nutricionista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, abordou o estilo de vida dos atletas, que inclui uma rotina puxada não apenas em relação à prática da modalidade e exercícios físicos de alta intensidade, mas, sobretudo, às cobranças e privações. Bernardes também destaca as lesões como situações constantes na vida de um atleta de alto rendimento. Daí a importância de encontrar o equilíbrio entre os treinos e a vida social.

“Os atletas precisam lidar com múltiplos fatores diariamente. As publicações na área de psiquiatria do esporte têm aumentado muito ao longo dos anos. Cada vez mais os atletas estão sendo estudados por estarem inseridos em um meio que contribui para gerar alterações na saúde mental”, observa Dr. Heitor Bernardes.

O evento trouxe um bônus surpresa: a presença do ginasta Arthur Zanetti. O medalhista do ouro em Londres (2012) contou um pouco sobre a sua trajetória, as participações olímpicas, a experiência da disputa neste momento da pandemia, além de dar detalhes a respeito dos planos nutricionais durante seu ciclo olímpico.

Além disso, Zanetti comparou seus três ciclos olímpicos: Londres, Rio de Janeiro e Tóquio. “Na primeira, consegui um bom resultado, trazendo o ouro para o Brasil. Os atletas que participaram das olimpíadas do Rio são privilegiados, e até sortudos. Muitos atletas não tiveram essa oportunidade que nós tivemos de competir em casa. Os jogos de Tóquio foram prejudicados pela pandemia pois, além da ausência da torcida, não tivemos as interações com as delegações de outros países e os shows culturais, comuns em outras edições. A preparaçãopsicológica foi essencial por conta da pandemia”, ele diz.

Acesse a gravação do webinar em nosso canal do YouTube