Simpósio ILSI/SBAN: Alimentação na infância e Prêmio ILSI/SBAN

Participação no 15º Congresso Brasileiro da SBAN
São Paulo, Brasil
28/08/2019
Centro de convenções Rebouças

Nutrição infantil e psicologia alimentar

ILSI Brasil promoveu mesa de discussões sobre o assunto durante o 15º Congresso Nacional da SBAN

De 28 a 30 de agosto, a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) realizou seu 15º Congresso Nacional, que reuniu profissionais da área da saúde para uma série de palestras, debates e exposições de empresas do setor. O International Life Sciences Institute (ILSI) realizou, no final do segundo dia de congresso, o simpósio “Alimentação na infância”, que reuniu três grandes nomes da saúde e psicologia para expor os principais desafios da alimentação na primeira infância e a influência da família neste processo.

A Dra. Gabriela Malzyner, Psicóloga e Especialista em comportamento infantil, abriu as palestras falando sobre o papel da família na alimentação da criança. Ressaltou que não é apenas questão de escolher uma dieta adequada em ingestão de nutrientes, mas, também, dar o exemplo e gerar comportamento positivo na criança durante as refeições. Para isso, “é importante levar em consideração fatores culturais e comportamentais da criança e dos pais”, comentou.

O coordenador da Força-tarefa Estilos de Vida Saudáveis do ILSI Brasil, Dr. Mauro Fisberg, Pediatra, palestrou sobre os riscos da desnutrição não somente da criança como da mãe durante o processo de gestação e amamentação. “A alimentação de hoje pode afetar o futuro, ou seja, o desenvolvimento da criança. Segundo estudos, um a cada sete bebês nascem com peso abaixo do ideal”, comentou Fisberg. Uma dieta mal elaborada pode resultar em adultos com problemas de diabetes, obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. Por isso, ele reforçou, também, a importância do acompanhamento médico em todas as fases da vida da criança, inclusive ainda feto, cuidando, também, da gestante.

Ainda que atentemo-nos à alimentação adequada, existem casos em que há necessidade de suplementação. Este foi o foco da palestra “Suplementos alimentares em pediatria: quando indicar”, ministrada pela Dra. Patrícia Zamberlam, Nutricionista. “O ideal é que toda a ingestão de nutrientes essenciais seja feita pela alimentação comum, com variedade que englobe todos os grupos de alimentos. Nos casos em que a criança rejeita algum deles, aí sim há necessidade de suplementar”, disse Patrícia.

Além do simpósio do ILSI, durante o evento, os quatro vencedores do Prêmio ILSI-SBAN foram contemplados, assim como a menção honrosa aos segundos colocados. O prêmio é uma parceria entre as entidades, que visa promover e reconhecer novos talentos da ciência nacional, com foco em conteúdo que melhore a saúde da população e o meio ambiente. Confira abaixo a lista de vencedores:

•             Isabela Rosier Olimpio Pereira (Universidade Presbiteriana Mackenzie), autora do trabalho “The impact of solid content on Kefir production and Spray Drying”, vencedora da categoria Ciência de Alimentos;

•             Natasha Machado (USP), autora do trabalho “Melhora metabólica precoce após derivação gástrica a Y de Roux inclui alterações na produção de intermediários do ciclo do ácido tricarboxílico”, vencedora da categoria Nutrição Clínica;

•             Lívia de Souza Gonçalves (USP), autora do trabalho “Ausência de carnosina no organismo leva à disfunção cardíaca: um estudo com ratos nocautes para o gene carnosina sintase”, vencedora da categoria Nutrição Experimental;

•             Tatiane dos Santos Lopes, autora do trabalho “Contribuição de snacks na alimentação de adolescentes e adultos jovens residentes no município de São Paulo”, vencedora da categoria Nutrição e Saúde Coletiva.

 

O ILSI Brasil esteve presente em todos os dias de evento, em estande, esclarecendo as principais dúvidas dos participantes sobre as ações do Instituto, focadas em disseminação de conhecimento científico com ética e integridade.

 

Programação:

16:40 – 17:00 Alimentação da criança – Problemas no adulto (Dr. Mauro Fisberg)
17:00 – 17:20 Comportamento familiar na alimentação (Dra. Gabriela Malzyner)
17:20 – 17:40 Suplementos alimentares em pediatria: quando indicar (Dra. Patricia Zamberlan)
17:40 – 18:00 – Discussão

 

Sala Turquesa 4

 

Mais informações em: https://sban.org.br/congresso2019/