Entrevista – ILSI em Foco – janeiro/2020

Conheça a Força-Tarefa Nutrição da Criança

Por Dr. Tulio Konstantyner – Coordenador Científico da Força-tarefa Nutrição da Criança

Quais as principais áreas de atuação da Força-Tarefa?

As principais áreas de atuação da Força-Tarefa Nutrição da Criança é a nutrição que começa na gestante, passa pelo lactente, ultrapassa os primeiros 5 anos e chega até os 10 anos de vida. Esta divisão permite ações direcionadas que atendam as peculiaridades e as necessidade nutricionais de cada um destes grupos etários.

Quais ações da FT gostaria de destacar?

Discussão multidisciplinar e integrativa, que une cientistas da academia, indústria e governo, sempre realizada sobre base estritamente científica.
Execução de ações de atualização do profissional de saúde que acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança, mediante a realização de eventos e publicações.

Como tem sido o contato entre o ILSI Brasil e os profissionais das áreas que a sua Força-Tarefa atua?

O contato com os profissionais de saúde tem sido produtivo com excelente aceitação do material científico publicado e grande reconhecimento da importância dos eventos científicos realizados.
Um objeto atual é ampliar o alcance das ações a profissionais da área que ainda desconhecem os objetivos e as propostas do ILSI Brasil

Quais os próximos temas que serão abordados nas ações da FT? O que vem pela frente?

Nossa Força-Tarefa está exatamente no momento de escolha dos temas para direcionar as ações nos próximos anos. O período dos 1000 dias, os transtornos gastrintestinais do lactente, o excesso de peso na faixa etária pediátrica e as necessidades nutricionais para o adequado crescimento físico e o melhor desenvolvimento neuropsicomotor tem ganho destaque nesta fase. Possivelmente, estarão entre os temas mais abordados pelo grupo no futuro.

Nos fale um pouco sobre você. Seu trabalho, formação, trajetória e conquistas.

Sou médico, pediatra com área de atuação em Nutrologia. Atualmente, sou Professor Adjunto e Vice-Chefe da Disciplina de Nutrologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Tenho atuado predominantemente nas áreas de ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa (lato e stricto sensu) com o compromisso de formar e informar adequadamente profissionais de saúde e gerar/divulgar conhecimento científico embasado no que tange a saúde e nutrição de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo que aceitei a responsabilidade e o desafio da coordenação desta Força-Tarefa, estou especialmente motivado por esta fase do trabalho da ILSI Brasil.