“Agosto Dourado”

Agosto Dourado incentiva a amamentação

No Brasil, apenas 39% das crianças de até cinco meses são alimentados exclusivamente com o leite materno, como recomenda a Organização Mundial de Saúde

O Agosto Dourado é uma campanha que incentiva a amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Esta importante conscientização foi trabalhada por diversas entidades no início deste mês, durante a Semana da Amamentação, cujo tema central foi: “apoio ao aleitamento materno para um planeta sustentável”.

No Brasil, apenas 39% dos bebês de até cinco meses são alimentados só com leite materno, de acordo com estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o aleitamento materno até os dois anos de idade. Por conta disso, a Força-Tarefa Nutrição da Criança disponibilizou uma série de conteúdos em vídeo abordando o tema. Veja todos abaixo:

O Coordenador da FT, Pediatra especialista em Nutrologia, Dr. Tulio Konstantyner (Unifesp), ressalta a recomendação da OMS, lembrando que este é um dos principais atos de promoção da saúde das crianças. Assista:

Não há evidências científicas que comprovem a contaminação do novo coronavírus por meio do leite materno. Entretanto, com a desinformação, os números de amamentação durante a pandemia podem cair. Está comprovado, ainda, que uma mãe que testa positivo para a Covid-19 produz anticorpos que são passados pelo leite materno. Ou seja, é segura a amamentação durante a pandemia, como explica o Pediatra e Homeopata Dr. Moises Chencinski, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Confira:

Ainda sobre o tema, para aprofundar mais sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus na amamentação, disponibilizamos o webinar “Importância do aleitamento materno em tempos de Covid-19”, realizado também pela FT Nutrição da Criança, com a participação do Professor Adjunto e Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. Marco Aurelio Sáfadi: