Força-Tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos

Alimentos fortificados e suplementos vitamínicos e minerais.

Histórico e Justificativa

O estado de má nutrição provocado pela carência de micronutrientes já foi amplamente discutido em fóruns científicos e políticos. Essa situação atinge milhões de pessoas em todo o mundo e o Brasil está incluído entre as nações que mais sofrem com este problema de saúde pública, com devastadoras conseqüências sociais e econômicas.

Neste contexto, a fortificação de alimentos e a suplementação aparecem como alternativas interessantes para combater o problema.

Além disso, os valores de referência para ingestão de nutrientes continuam impactando no desenvolvimento de produtos fortificados/enriquecidos, na rotulagem nutricional obrigatória e necessidades adequadas a grupos de risco e grupos populacionais específicos (atletas, idosos, gestantes, lactantes, lactentes, escolares e pré-escolares).

A FT foi criada em 2001, com o nome de FT Adição de Nutrientes, renomeada em 2004 e faz parte do Comitê de Nutrição.

Objetivos

  • Estimular a discussão sobre fortificação/ enriquecimento de alimentos e a suplementação de vitaminas e minerais como meios de reduzir as carências nutricionais no Brasil.
  • Promover os benefícios da fortificação de alimentos e/ou de uma suplementação adequada para atender às necessidades de grupos de risco e grupos populacionais específicos (atletas, idosos, gestantes, lactantes, lactentes, escolares e pré-escolares).
  • Colaborar com os órgãos governamentais, levando conhecimento científico que sirva de base para elaboração/ revisão de políticas de fortificação de alimento, critérios de adição de nutrientes em alimentos e regulamentação de suplementos alimentares e claims.
  • Incentivar e colaborar com a pesquisa na área de fortificação de alimentos.
  • Levar conhecimento científico atual e de boa qualidade a profissionais da área de alimentação e nutrição.

Ações Realizadas em 2016 e Plano de Ação 2017